domingo, 25 de novembro de 2012

Selinho e Tag


Selinho - Campanha de Incentivo à Leitura



Olá! Recebi esse selinho lindo da Nanda do blog Super Bookaholic e da Flavia do Livros e Chocolate.
Adoreiii a indicação! =)
Obrigada, Nanda e Flavia.

As regras do selinho são:

- Indicar 10 blogs (é expressamente proibido oferecer a quem quiser pegar sem indicar seus blogs antes).

- Avisar aos blogs escolhidos.

- Colocar a imagem no blog para apoiar a campanha.

- Responder a pergunta: Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?

Resposta: Acho que depende da idade da pessoa, da personalidade, dos gostos etc.
Uma pessoa adulta que nunca teve o hábito de ler, provavelmente nunca teve interesse (conheço algumas pessoas de 30 anos que nunca leram um livro inteiro na vida =/) ou oportunidade, então eu indicaria livros fáceis de ler e que tivessem a ver com a personalidade, gostos e vivências dela. Para pessoas românticas eu indicaria livros românticos fáceis de ler e populares, para poder ter bastante gente com quem discutir sobre ele. Se não for romântica, talvez um policial de fácil leitura seja uma boa pedida, ou um livro de aventura, se gostar de fantasia, Harry Potter, As Brumas de Avalon...
Se for uma pessoa mais jovem, adolescente, talvez não leia muito porque não teve muito contato com a literatura, não conheça muitos livros (se bem que hoje em dia isso é difícil). Eu indicaria Harry Potter que tem uma história ótima e é fácil de ler, mas se for um adolescente que ainda não tem o hábito de ler, mas já tem ideias bem formadas, que seja mais introspectivo com interesse em sentimentos profundos (como eu era rs) aí eu acho que já poderia começar com obras mais consistentes. Eu mesma na adolescência gostava de teatro, Mitologia e poesia. Aos 20 e poucos anos eu me encantei com a literatura russa. Não precisei de livros fáceis para gostar de ler, mas também tinha muita coisa em casa e uma boa bagagem literária desde criança. Então depende muito da pessoa e não é uma tarefa simples.
Algumas pessoas nunca irão gostar de ficção, mas poderão gostar de filosofia, biografias e livros jornalísticos ou de História, o que também é excelente, embora eu ache que o ideal é ler ficção e não ficção.

Indicando 10 blogs:













Meme Leia Mais, Seja Mais



Agora um meme sugerido pela Flavia do Livros e Chocolate.
Leia Mais, Seja Mais é uma Campanha do Ministério da Cultura, e o blog Way To Happiness criou o meme para ajudar a divulgá-la! Como funciona? Copie a campanha anunciada acima, responda as perguntas e indique dez blogs para respondê-la! Tudo muito simples! E se você gostou do meme, sinta-se a vontade para respondê-lo, mesmo sem indicação!

Tag:

1. Você já leu algum livro que mudou a sua vida? Se sim, qual (is) e por quê?
Eu gosto muito de ler desde pequena. Minha mãe me ensinou a ler e sempre teve uma biblioteca enorme, então sempre foi fácil achar algo para ler. Por causa dela aprendi a gostar de teatro, poesia e Mitologia. Quando eu era criança, a coleção de 12 livros Mitologia Grega do grego Menelaos Stephanides foi o que me fez gostar de ler sobre o assunto. É uma coleção feita para crianças e adolescentes muito boa. Pena que está esgotada. Depois desses eu passei a ler mais livros sobre Mitologia. 
Romeu e Julieta de Shakespeare me fez querer ler tudo dele e é tudo muito bom! Aí passei a ler muito teatro: Nelson Rodrigues, Shakeaspere e algumas peças do Teatro grego.
Pablo Neruda e Castro Alves me fizeram gostar de poesia desde muito cedo.
Aos 17 anos vim para o o Rio sozinha, para fazer faculdade e não tinha mais a biblioteca da minha mãe, então as bibliotecas das minhas tias foram muito importantes. Três títulos foram marcantes para mim nessa época: As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley que me fez me apaixonar de vez pelas lendas arturianas, O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder e  A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. A partir daí comecei a escolher meus próprios livros nas bibliotecas e livrarias.

2. Recomende um livro, vídeo ou texto que você acha que influenciaria um conhecido a ler um livro!
O livro Coração de Tinta é uma declaração de amor aos livros. Muito lindo! 
Também indicaria estes vídeos aqui:







3. Indique 10 blogs!
Os mesmos que indiquei no selinho acima. :)


Até a próxima, bom domingo e boas leituras.
Beijos.



Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Harry Potter é o nosso novo clássico né?! :)
    Coração de tinta, eu vi primeiro o filme e depois descobri que a minha irmã tinha o livro aqui em casa! :O haha (a gente não se vê muito, incompatibilidade de horários hehe) e é muuuito lindo realmente e o segundo vídeo é muito fofo! :D

    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que indicar o livro certo para a pessoa é uma arte e requer cuidado... As vezes eu faço isso com sucesso, as vezes não... Mas é da vida!!! Vou tentar responder a esse meme, vc e a Aleska acabaram me indicando, indicação dupla tem que fazer néh?!?!?

    Cheros Nadia!!!

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter citado em quase todos os blogs que vi responderem a esse selo =] Tô louco pra ler "Coração de Tinta", de tanto comentário positivo principalmente aqui. Obrigado por citar o blog. Já tinha feito essa postagem mas fiz um update lá =]

    ResponderExcluir
  4. É dificil indicar um livro para uma pessoa começar a ler, isso depende de uma série de coisas né, tbm recebi esse selo, logo vou indicar lá no blog.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo Harry!
    Adorei suas respostas!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Obrigada pela indicação *-*
    Eu também acho que depende de muitos fatores para indicar um livro para alguém. Idade, gosto, tempo...
    Mas, Harry Potter creio que agrada quase todos rsrs
    Coração de Tinta é ótimo, adoro ♥
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah, Harry Potter é indicado pra qualquer idade, não é? <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Ah brigada pela indicação do blog flor. Irei fazer sim!
    HP é perfeito pra qualquer idade, eu simplesmente adoro.
    Li tb alguns livros de Shakespeare e tem sempre aquele que marca. Sonho de uma noite de verão ainda é o meu preferido!
    Resenha - O Caminho para Casa.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho que Harry Potter é super indicado MESMO pra quem gosta de ler, é difícil não agradar!
    Gostei do meme!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,flor :)
    Fiquei feliz por ter sido indicada e COM CERTEZA irei responder em meu blog :D
    Beijo e obrigada :)))
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a indicação obrigada, vou responder o 1° em breve pq o segundo já respondi a tempos =)
    Muito legais suas respostas, adoro saber um pouco mais sobre vc!!!

    ResponderExcluir
  12. adorei o meme! me passaram ele, mas eu ainda não respondi :)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoro comentários e respondo aqui mesmo, conforme eu vou lendo.
Gentileza gera gentileza.
=)